segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Ponho-me a pensar...


Ponho-me a pensar. Penso no Mundo. Penso na Humanidade. Penso no Homem! Hoje, especialmente, penso na desigualdade que ele, sempre fez questão de denotar! Desigualdade racial, cultural ou económica. Vendo bem as coisas, se mandarmos analisar uma simples lágrima concluímos que os componentes são exactamente os mesmos! Nada se altera, se formos oriundos da Índia, África, ou de países latinos! Hoje quase tudo serve de pretexto, para sermos olhados de lado! Ou porque são negros (as), ou porque somos morenos demais, enfim! Uma imensidão de factores! Ainda me lembro de me ensinarem na escola a célebre frase:
“Se quiseres conquistar o teu respeito, aprende a respeitar o outro!”
Hoje em dia, não sei bem se isso acontece, porque são os miúdos mais pequenos, que desde cedo, iniciam as suas rivalidades, as suas desigualdades! Serão estes, os Homens que eu quero, para governar o meu País? País de gente desigual é verdade, mas cheio de Seres Humanos.
Sendo o Homem, um ser livre, logo à nascença, deve ser respeitado, da mesma forma: seja branco, negro, enfim!
Tem de ser respeitado como ser Humano que é!

2 comentários:

Anónimo disse...

Um mundo... uma complexidade de almas perdidas em preconceitos, em juizos de valor, em estereotipos... e porquê? boa pergunta... porque será que a diferença incomoda tanta gente. Porque será que temos todos de ter os mesmos padroes, a mesma cor de pele, a mesma orientação, o mesmo penteado, a mesma roupa - vivemos com a extrema necessidade de axar a diferença no outro, para assim nos considerarmos "normais".

O desconhecido provoca reacçoes de medo, reacções de pânico - a diferença faz parte do desconhecido. As pessoas tendem a fugir dele e a maneira mais fácil de o minimizar é tomar uma posição preconceituosa, fazermos parte do grupo.

É um mundo triste, que em vez de aproveitar o facto de sermos diferentes, cada um com um feitio, talento, especificidade, não... procura a igualdade em termos que esta nao devia existir - pois deixa de ser igualdade, passa a ser uma imitação brega de uns dos outros.

Continua a escrever miudo =P

Anónimo disse...

São grandes verdades, mas enquanto o homem não aprender a fechar os olhos e ver os restantes como iguais, mas com o coração, dificilmente alguma coisa ira mudar....

Parabéns pelo blog
Um abraço deste teu amigo que te estima muito